Título da Atividade:
Identidade
Objetivo:
Resgate da identidade sócio cultural do alfabetizando adulto, valorizar sua
origem:
Descrição das Atividades/ tempo de oito semanas:
Identidade
Objetivo:
Resgate da identidade sócio cultural do alfabetizando adulto, valorizar sua
origem:
Descrição das Atividades/ tempo de oito semanas:
Numa folha de papel pardo ou 40 quilos desenho de um mapa do Brasil pode servir de base para recorte e colagem de aspectos e características regionais como; árvores , indígenas, rios região norte do sul colagens de revistas ou jornais de festas características, dos vinhedos, gados, churrascos roupas, diferenças de povos entre os extremos do país etc, continue com outras regiões explorando a regionalidade do alfabetizando.
Continue com abordagens características de raça, credo culinária explorando os auto retratos, crachás, pesquisa genealógica (muitos alunos sequer sabem o nome dos avós, confundem cidade com estado) construções coletivas de textos, interpretações de diferentes mídias. Qual é a noticia mais importante do jornal da tv? Falava sobre o seu estado de origem? Tinha algum político ou artista com o seu sobrenome? Etc...
Estimular a interpretação de registros oficiais ( documentos sua importância, como e porque tirar), preencher fichas cadastrais, currículos conhecer as novas tecnologias
Como utilizar seus benefícios, como saber usar o terminal para tirar seu pagamento.
No decorrer do projeto eu procurei utilizar muitas músicas para iniciar as aulas como; Asa Branca e Lamento de Sertanejo"Luiz Gonzaga", Maria Maria "Milton Nascimento" Orgulho da Favela e Rap do Silva "Funk Brasil" Balança Brasil "Copacabana Beat" Aquarela de Ari Barroso e outras com enfoque nos aspectos históricos e de vida do aluno do EJA. Através do próprio relato do aluno percebemos que a culpa da sua situação de analfabetismo tem como motivo seu histórico social "tive que trabalhar" "Lá na roça não tinha escola" "Eu tenho a cabeça dura". deste modo podemos trabalhar para que o aluno entenda que a culpa do seu analfabetismo não é sua , mas sim do seu histórico de vida que muitas vezes se confunde com a história do Brasil.
Tendo como respaldo as teorias de Paulo Freire podemos dizer que o atraso do país as mazelas não são somente culpa dos excluídos do processo de escolarização.
Continue com abordagens características de raça, credo culinária explorando os auto retratos, crachás, pesquisa genealógica (muitos alunos sequer sabem o nome dos avós, confundem cidade com estado) construções coletivas de textos, interpretações de diferentes mídias. Qual é a noticia mais importante do jornal da tv? Falava sobre o seu estado de origem? Tinha algum político ou artista com o seu sobrenome? Etc...
Estimular a interpretação de registros oficiais ( documentos sua importância, como e porque tirar), preencher fichas cadastrais, currículos conhecer as novas tecnologias
Como utilizar seus benefícios, como saber usar o terminal para tirar seu pagamento.
No decorrer do projeto eu procurei utilizar muitas músicas para iniciar as aulas como; Asa Branca e Lamento de Sertanejo"Luiz Gonzaga", Maria Maria "Milton Nascimento" Orgulho da Favela e Rap do Silva "Funk Brasil" Balança Brasil "Copacabana Beat" Aquarela de Ari Barroso e outras com enfoque nos aspectos históricos e de vida do aluno do EJA. Através do próprio relato do aluno percebemos que a culpa da sua situação de analfabetismo tem como motivo seu histórico social "tive que trabalhar" "Lá na roça não tinha escola" "Eu tenho a cabeça dura". deste modo podemos trabalhar para que o aluno entenda que a culpa do seu analfabetismo não é sua , mas sim do seu histórico de vida que muitas vezes se confunde com a história do Brasil.
Tendo como respaldo as teorias de Paulo Freire podemos dizer que o atraso do país as mazelas não são somente culpa dos excluídos do processo de escolarização.
Contexto da Interdisciplinariedade:
Pluralidade cultural (cultura, crença, regionalidade...) arte, geografia, matemática (localização, distância), português com leitura interpretação e escrita inicial.
Material :
Cds, músicas, revistas, mídias, papeis, xerox de documentos, textos informativos, folhas individuais, recursos físicos humanos e do ambiente.
Avaliação:
Que ao final do bimestre do programa de alfabetização o aluno conheça e valorize sua origem, imagem seu histórico de vida. Conheça seus registros oficiais, escreva seu nome de seus familiares e colegas, seu endereço...
Um aumento de sua autonomia no agir, pensar ou seja um considerável aumento de sua auto estima e inserção social de modo participativo.
Escrita do alfabetizando:
Esta sombra do mapa pode ser feita no coletivo, com várias colagens
Gostou? Então divulgue!
GOSTEI MUITO DAS DICAS DE MÚSICAS E DO SEU PLANEJAMENTO. PARABÉNS
ResponderExcluirGostei mto da dica...bastante interessante e inriquecedor!
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