Minha lista de blogs

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Projeto Identidade Alfabetização de Adultos

Título da Atividade:
Identidade

Objetivo:

Resgate da identidade sócio cultural do alfabetizando adulto, valorizar sua
origem:

Descrição das Atividades/ tempo de oito semanas:

 
Numa folha de papel pardo ou 40 quilos desenho de um mapa do Brasil pode servir de base para recorte  e colagem de aspectos e características regionais como; árvores , indígenas, rios  região norte do sul colagens de revistas ou jornais de festas características, dos vinhedos, gados, churrascos roupas, diferenças de povos entre os extremos do país etc, continue com outras regiões explorando a regionalidade do alfabetizando.
     Continue com abordagens características de raça, credo culinária explorando os auto retratos, crachás, pesquisa genealógica (muitos alunos sequer sabem o nome dos avós, confundem cidade com estado) construções coletivas de textos, interpretações de diferentes mídias. Qual é a noticia mais importante do jornal da tv? Falava sobre o seu estado de origem? Tinha algum político ou artista com o seu sobrenome? Etc...
Estimular a interpretação de registros oficiais ( documentos sua importância, como e porque tirar), preencher fichas cadastrais, currículos conhecer as novas tecnologias
   Como utilizar seus benefícios, como saber usar o terminal para tirar seu pagamento.
    No decorrer do projeto eu procurei utilizar muitas músicas para   iniciar  as aulas como; Asa Branca e Lamento de Sertanejo"Luiz Gonzaga", Maria Maria "Milton Nascimento"  Orgulho da Favela e Rap do Silva "Funk Brasil"  Balança Brasil "Copacabana Beat" Aquarela de Ari  Barroso e outras  com enfoque nos aspectos históricos  e de vida do aluno do EJA. Através do próprio relato do aluno percebemos que a culpa da sua situação de analfabetismo tem como motivo seu histórico social "tive que trabalhar" "Lá na roça não tinha escola" "Eu tenho a cabeça dura". deste modo podemos trabalhar para que o aluno entenda que a culpa do seu analfabetismo não é sua , mas sim do seu histórico de vida que muitas vezes se confunde com a história do Brasil.
    Tendo como respaldo as teorias de Paulo Freire podemos dizer que o atraso do país as mazelas não são somente culpa dos excluídos do processo de escolarização.

Contexto da Interdisciplinariedade:

Pluralidade cultural (cultura, crença, regionalidade...) arte, geografia, matemática (localização, distância), português com leitura interpretação e escrita inicial.

Material :

Cds, músicas, revistas, mídias, papeis, xerox de documentos, textos informativos, folhas individuais, recursos físicos  humanos  e do ambiente.

Avaliação:

Que ao final do bimestre do programa de alfabetização  o aluno conheça e valorize sua origem, imagem seu histórico de vida. Conheça seus registros oficiais, escreva seu nome  de seus familiares e colegas, seu endereço...
Um aumento de sua autonomia no agir, pensar ou seja um considerável aumento de sua auto estima e inserção social de modo participativo.





Escrita do alfabetizando:
Esta sombra do mapa pode ser feita no coletivo, com várias colagens

Gostou? Então divulgue!

2 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DAS DICAS DE MÚSICAS E DO SEU PLANEJAMENTO. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto da dica...bastante interessante e inriquecedor!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho ou sugestão.
Bjus!!!!!!!!!!!

Apresentando o Blog.

Este blog se destina a troca de
experiências de alfabetização de jovens
e adultos.

Alguns relatos sugestões
e atividades de meus alunos
do Programa Brasil Alfabetizado
através da SEEDUC/RJ

(meus pequenos da Creche Municipal,
não se sintam desprezados).

O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.