Minha lista de blogs

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

.Algumas sugestões de atividades de alfabetização de alunos adultos.

 

Trabalhos com auto retrato.
Eu sou assim...









 
Continuação
Título do trabalho:
Eu pensei que não soubesse desenhar mas...
E, esta obra de arte sou eu






Depois que todos os alunos fizerem o seu auto retrato, pode ser construído um texto coletivo a partir da observação do retrato do colega.






Visualização do nome de todos os colegas.

 


Valorização da fala do aluno sobre seu retrato(registrando a fala para retirada de conteúdos.


 


O sorriso da aluna que achava "não sei desenhar nada"



 


Parceria e ajuda dos colegas nas atividades.
Evitar que o aluno fique somente sentado, sem interação com o outro.





Fase inicial da alfabetização , pode ser construído jornais, com assuntos dos cadernos ( ex esporte, política, caderno de tv, economia e esporte), sendo feitos com recorte e colagem de figuras e textos de mídias com intenção de incentivar a leitura e escrita do aluno adulto.
 
Gostou? Então divulgue!

9 comentários:

  1. OLÁ!!!! SOU MARIA CÉLIA, DE PILAR DO SUL, SP.
    TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E GOSTARIA DE OBTER ALGUMAS ATIVIDADES DIFERENTES, POIS NÃO TENHO LIVRO PARA SEGUIR, USAVA A PROPOSTA DO CONSTRUTIVISMO, MAS É MUITO DEMORADO O RESULTADO, POIS TENHO APENAS 5 MESES PARA ALFABETIZÁ-LOS, PASSEI A UTILIZAR NESTE ANO O MÉTODO TRADICIONAL, MAS TAMBÉM NÃO OBTIVE MUITO RESULTADO. ME DÊ UMA LUZ!!!!!!
    ouvi falar de um método que o pessoal do ROTARY CLUB ESTÁ USANDO.. SABE ALGO????
    MEU EMAIL É : mceliapr@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. trabalho com o projeto Brasil Alfabetizado a 5 anos , amo o que faço, poder ajudar a quem não teve oportunidade de aprender ou melhor de enxergar. O difícil é obter alunos com frequência mas um ou dois que vão a aula já é bem gratificante. atividades excelente parabéns! Elaine

    ResponderExcluir
  3. Obrigada eu também adoro a alfabetização de adultos bjus!

    ResponderExcluir
  4. Hebe, sou professora de Filosofia do ensino médio, no entanto, descobri que tenho duas alunas do 1° ano que não são alfabetizadas, estão até pensando em parar de estudar, pois sentem vergonha por não saber ler. Me propus a ajudá-las mas não sei por onde começar, você poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste isso mas é a nossa realidade vc leciona no RJ? pois tenho alguns materiais fáceis ou mande seu email que eu posso enviar algo para iniciar. o mais importante e faze-los ter autonomia aprenderem a votar, assistir noticiários de tv saber utilizar terminais de bancos etc pois muitos ficam ansiosos querendo ler tudo ao mesmo tempo e para o adulto não funciona métodos tão tradicionais de repetições silábicas bjus

      Excluir
  5. Oi,gostei do blog! Queria muito alfabetizar minha mãe,só que não sei por onde começar. Alguém poderia me ajudar,dando uma luz,desde ja agradeço! Meu email: regii_pg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sou a professora que pediu ajuda COM RELAÇÃO A ATIVIDADES para alfabetizar adultos no presídio meu nome é izabel e moro na Paraíba.

    ResponderExcluir
  7. Sou a professora que pediu ajuda COM RELAÇÃO A ATIVIDADES para alfabetizar adultos no presídio meu nome é izabel e moro na Paraíba.

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho ou sugestão.
Bjus!!!!!!!!!!!

Apresentando o Blog.

Este blog se destina a troca de
experiências de alfabetização de jovens
e adultos.

Alguns relatos sugestões
e atividades de meus alunos
do Programa Brasil Alfabetizado
através da SEEDUC/RJ

(meus pequenos da Creche Municipal,
não se sintam desprezados).

O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.