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domingo, 3 de janeiro de 2010

Visão De Paulo Freire para alfabetização de adultos.


Alfabetizar para além das cartilhas é alfabetizar para o mundo.

 O renomado educador brasileiro Paulo Reglus Neves Freire  jamais concordou com práticas educacionais que transmitissem aos sujeitos um saber já construído. Ele acreditava que o ato de educar deve contemplar o pensar e o concluir, contrapondo a simples  reprodução de  idéias impostas - alfabetização deveria ser sinônimo de  reflexão, argumentação, criticidade e  politilização.
Se em práticas educacionais envolvendo alfabetização em níveis de escolaridades "adequados", metodologias tradicionais de ensino não despertam interesse do educando, no EJA estas ações são um convite a evasão escolar.
Ao pensar em alfabetização de adultos, Freire considerou a ausência de sentido presente nas lições das cartilhas, com frases desvinculadas da realidade do alfabetizando  - que após trabalhar o dia todo, sentava em uma cadeira, preocupado com o gás, a água, a energia elétrica, o alimento e o salário do mês - e ouvia frases como  "O boi baba e bebe" ou "Vovô viu a uva".  Em que frases como estas contribuiriam para seu cotidiano? Aprender a ler e escrever para quê?
Uma mudança seria eminentemente necessária.
As atividades apresentadas a eles também eram desmotivantes ao processo, pois traziam suas respostas prontas, sem a necessidade de uma reflexão sobre o assunto. Apesar de que não havia o que um adulto,  trabalhador, assalariado pudesse  analisar em frases  - desprovidas de informação - como as acima citadas. Então, realmente as práticas envolvendo a alfabetização de adultos estavam desvinculadas da realidade de seus educando.
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O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.