Minha lista de blogs

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Desmond Tutu (fontehttp://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php)

7 de outubro de 2013: 82 anos de Desmond Tutu

"É tempo de parar de destruir vidasDesmond Tutu

80 anos de Desmond Tutu.
Nascido em 7 de outubro de 1931, em Klerksdorp, na África do Sul, Desmond Mpilo Tutu - primeiro negro a exercer as funções de bispo anglicano em Johannesburgo - é um dos mais conhecidos ativistas dos direitos humanos de seu país. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1984, teve reconhecimento pelos seus esforços como um peregrino global na propagação de valores espirituais, direitos humanos, a não violência e a tolerância.

Aos 80 anos, Desmond Tutu mantem sua luta incessante contra a pobreza, o preconceito e o racismo entre todos os povos da Terra.

Filho de professor, Desmond foi um dedicado aluno de Johannesburgo, apesar de todas as adversidades e hostilidades advindas de um sistema de segregação racial. Jovem ainda, escreveu ao Primeiro ministro de seu país sobre o apartheid, referindo-se a ele como "uma política diabólica". Seguiu sua trajetória, trabalhando como professor secundário e ordenou-se ministro anglicano em 1960.

Ausentou-se do país, de 1967 a 1972, e estudou teologia na Inglaterra. Eram tempos difíceis na África do Sul, e não havia perspectivas para melhorias. A imponência do apartheid chegava a circunstâncias aberradoras. Os negros eram presos somente por usar banheiros, beber nas fontes ou ir à praia. Naturalmente, haveria uma resposta para esta violação de direitos de igualdade. Em 1968, um protesto calmo feito por estudantes negros transformou-se em tragédia quando a polícia reagiu com um violento ataque, com carros armados, cães e gases. Era um de tantos episódios que estavam por vir.

Em 1975, seguindo sua trajetória, Desmond Tutu foi o primeiro negro a ser nomeado decano da Catedral de Santa Maria, em Johannesburgo, posição pública que lhe deu o direito de ser ouvido. Sagrado bispo, dirigiu a diocese de Lesoto de 1976 a 1978, ano em que se tornou secretário-geral do Conselho das Igrejas da África do Sul.

Incansável, sempre dedicou-se na busca de uma sociedade sul-africana com igualdade de direitos civis, inclusive na esfera da educação, com a abolição das leis que limitavam a circulação dos negros e o fim das deportações forçadas de negros. Na época em que foi condecorado com o Prêmio Nobel da Paz, foi eleito arcebispo de Johannesburgo. Depois, da Cidade do Cabo.

Nos anos 60, assumiu a liderança da comissão de Reconciliação e Verdade, destinada a promover a integração racial na África do Sul, com poderes para investigar, julgar e anistiar crimes contra os direitos humanos praticados no país. E consolidou um relatório reunindo um trabalho de mais de uma década.

Leia também:
13 de setembro de 1989: Desmond Tutu lidera manifestação contra apartheid
Gostou? Então divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho ou sugestão.
Bjus!!!!!!!!!!!

Apresentando o Blog.

Este blog se destina a troca de
experiências de alfabetização de jovens
e adultos.

Alguns relatos sugestões
e atividades de meus alunos
do Programa Brasil Alfabetizado
através da SEEDUC/RJ

(meus pequenos da Creche Municipal,
não se sintam desprezados).

O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.