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sábado, 4 de junho de 2011

Analfabetismo porque?


Nova-Escola

01/03/2008 15:09

Texto
Paulo Araújo
Foto: Leo Drumond
Foto: 'Nossa Educação não é excelente, mas também não é de má qualidade para todos'

'Nossa Educação não é excelente, mas também não é de má qualidade para todos'

Há 12 anos, a educadora mineira Ana Luiza Machado acompanha de postos privilegiados os números da Educação nacional. Como chefe do escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a América Latina e o Caribe, ela pôde analisar, em Santiago, no Chile, o avanço do Brasil em relação aos vizinhos do continente em setores como a universalização do Ensino Fundamental. No início de 2007, mudou-se para Paris, onde assumiu a vice-presidência do programa de Educação do órgão para todo o planeta. Desde então, teve a oportunidade de comparar nosso desempenho com o de cerca de 200 nações. Ana Luiza coordena pesquisas sobre questões ligadas ao professor: carreira, formação, saúde e condições de trabalho, entre outras. Com base nesses dados, cria projetos em parceria com universidades e governos a fim de minimizar os problemas detectados. Recentemente, propôs que a Universidade Federal de Minas Gerais criasse um curso de formação de lideranças escolares. A idéia está em estudo. Nesta entrevista, ela comenta a posição do Brasil no mais recente relatório do Programa Educação para Todos(EPT).
Para ler a entrevista, clique nas perguntas abaixo:
Que imagem o mundo faz da Educação brasileira?
Mas continua ocupando as últimas posições de rankings internacionais.
É possível citar os principais fatores?
Por que há 72 milhões de crianças fora da escola em todo o mundo?
Isso não é um paradoxo para um país que está tão próximo de universalizar o Ensino Fundamental?
Que metas são essas?
No quadro geral da América Latina, qual é a situação do Brasil?
Quantos adultos analfabetos há no Brasil e no mundo? Por que é tão difícil resolver esse problema?
Como explicar a disparidade de sexos em nossas escolas?
Como os envolvidos com o ensino devem ajudar o país a cumprir as metas do Educação para Todos em 2015?
Por exemplo?
O mundo vai precisar de 18 milhões de novos professores até 2015 para universalizar o Ensino Fundamental. Onde estão essas pessoas?
O que a senhora pensa dos contratos de trabalho temporários?
Quanto a Unesco recomenda que os países invistam em Educação?

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Alguns relatos sugestões
e atividades de meus alunos
do Programa Brasil Alfabetizado
através da SEEDUC/RJ

(meus pequenos da Creche Municipal,
não se sintam desprezados).

O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.