Minha lista de blogs

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

20 de novembro

10 de novembro de 2010

Portal Amazônia com informações da UFRR


Palestra abre comemorações do dia da Consciência Negra na UFRR - Foto: Arquivo

BOA VISTA - A Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebe nesta sexta-feira (12) o presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo, para ministrar a palestra Políticas de Ações Afirmativas: O papel das universidades no desenvolvimento da população e cultura afro-brasileiras. O evento será realizado a partir das 18h, no Parlatório do campus Paricarana.

A palestra marca a abertura oficial da Semana da Consciência Negra na UFRR, que contará com uma série de atividades alusivas ao 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O 20 de novembro foi escolhido como Dia da Consciência Negra pela lei nº 10.639/03, como um momento de reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira.

Fundação Palmares

A Fundação Palmares é uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura, criada em 1988 e que tem como missão combater o racismo, promover a igualdade racial, preservar a cultura negra e valorizar as manifestações afro-brasileiras. A Palmares funciona em Brasília e tem representações nos estados da Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas.

O presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo, é natural de Salvador (BA), arquiteto e produtor cultural. Em 1981 tornou-se militante do movimento negro do Brasil. Foi diretor do Grupo Cultural Olodum durante 10 anos e viu nascer o Bando de Teatro Olodum, que trabalha com a questão do racismo. Ele também é representante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Confira a programação da Semana da Consciência Negra na UFRR

Dia 12/11 – Palestra de abertura com o tema Políticas de Ações Afirmativas: O papel das universidades no desenvolvimento da população e cultura afro-brasileiras, com Zulu Araújo, presidente da Fundação Palmares. No Parlatório da UFRR, às 18h, campus Paricarana.

Dias 15/11 a 20/11 – 2º Encontro de Capoeira, com mestres de Viçosa (MG) e grupos de capoeira de Boa Vista. Haverá oficinas e palestras. No Malocão da UFRR, campus Paricarana.

Dias 22 a 30/11 – Exposição Entre o Aiyé e o Òrun: Retratos de um Candomblé Jeje-Nagô em Roraima, da jornalista Cristina Oliveira, no hall do prédio da Reitoria, campus Paricarana.

Dia 23/11 – Apresentação cultural com o grupo Ilê Aiyê, da Bahia, na área externa da Reitoria, campus Paricarana.

Dia 24/11 – Oficinas de Percussão e Dança com o grupo Ilê Aiyê, da Bahia, no horário da manhã (local a confirmar).

Dias 24 a 26/11 – Mostra de Filmes com temática voltada para a cultura negra, promovida pelo Núcleo de Pesquisas Semióticas da Amazônia (NUPS), com apoio da CoordCom/UFRR, a partir das 18h, na Sala 151 (Bloco I).

Dia 26/11 – Entrega da premiação do Prêmio Foca, concurso de fotos e textos jornalísticos com o tema O Negro e a Mídia, promovido pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), às 20h30min, no Auditório do CCLA (Bloco I).
Gostou? Então divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho ou sugestão.
Bjus!!!!!!!!!!!

Apresentando o Blog.

Este blog se destina a troca de
experiências de alfabetização de jovens
e adultos.

Alguns relatos sugestões
e atividades de meus alunos
do Programa Brasil Alfabetizado
através da SEEDUC/RJ

(meus pequenos da Creche Municipal,
não se sintam desprezados).

O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.