Minha lista de blogs

domingo, 14 de março de 2010

ProjetoTrabalho

Turma: Alfabetização de adultos do Brasil Alfabetizado.

Objetivos:

Conhecer os tipos de trabalho e trabalhador do país, documentos oficiais do empregado.

Aprimorar os conhecimentos sobre os diferentes tipos de trabalho (autônomo,celetista, cooperativista,estatutário.

Estimular no aluno a aprender a  valorizar a a função social do trabalho, fazendo-o também valorizar sua ocupação trabalhista.

 Atividades Sugeridas:

*Pesquisas de textos de mídias.
*Construção coletiva de histórico de vida do aluno trabalhador (de um modo geral e individual).
*Dinâmicas de grupo (mímica adivinhe qual é a profissão) envolvendo tipos de trabalho e trabalhador formal e informal.
aprofundar o assunto com debates, seminários, textos coletivos e individuais e pesquisas históricas sobre as Leis trabalhistas/ CLT, direitos e deveres do trabalhador e empregador.
*Conhecer cursos direcionados ao aprimoramento profissional (Sistema S Senai, Sesc etc).

*Construir jornal informativo com material pesquisado pelos alfabetizandos.

*Cartaz coletivo com recorte e colagem, assunto: tipos de trabalho ,(cooperativa, celetista, estatutário, autônomo).

*Pesquisa sobre a geração de renda na cidade do samba  do Rio de Janeiro (durante o período de carnaval sete mil costureiras foram contratadas segundo pesquisa feita pela aluna no jornal , fora outros trabalhadores pelo período de seis meses).

*Interpretação de mídia sobre o assunto acima.

*Preencher fichas e currículos, podendo ser enriquecida com preenchimento via internet levar a turma para uma lan house.

*Trabalhar a matemática do cotidiano, salário mínimo, descontos em folha, décimo terceiro salário, FGTS etc.

  Músicas sugeridas no encontro de educação continuado da SEEDUC/RJ que podem ser utilizados nas aulas como reflexão para iniciar as aulas focando trabalho e geração de renda

Cada Irmão : Osvaldo Montenegro.
Casa : Cidade Negra.
Miséria:: Titãs.
Problema Social: Neguinho da Beija Flor.
Utópia: Zé Vicente.
Nova Idéia: Chimarrusts.
Meninos do Brasil: Gonzaquinha.
Somos quem Podemos: Engenheiros do Havaí.
Metal Contra as Nuvens: Légião Urbana.



 Eu em sala com as alunas Arlete,  Esmeralda, e Sônia (foto tirada pela aluna Nair).




Olha a fotografa Nair junto com  a aluna Selma.




No sentido horário Nair eu (Hebe) e Selma.




Carta da aluna Arlete para o presidente Lula. escrita na integra respeitando a escrita da aluna.

"Rio, 09/01/10
.
Caro presidente, venho atraves desta pedir ao senhor uma casa.
A razão de fazer este pedido é porque eu e meus familiares morarmos de aluguel, e não temos condições d e comprar uma casa própria pois no momento nos encontramos desempregados, como não temos renda ate o aluguel esta atrasado.
o fato das maiorias das casas próprias serem de no minimo 20, mil R$ de falta ainda  mas para que pessoas que ganham um salario minimo as compre pro isso"



   














Gostou? Então divulgue!

Um comentário:

  1. Anteriormente postei sobre IDENTIDADE agora TRABALHO eao longo deste mês colocarei mais postagens com sugestões de trabalhos que fiz com meus alunos. depois será sobre SAÙDE e logo ápos EDUCAÇÂO fechando a étapa do programa Brsil Alfabetizado.

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho ou sugestão.
Bjus!!!!!!!!!!!

Apresentando o Blog.

Este blog se destina a troca de
experiências de alfabetização de jovens
e adultos.

Alguns relatos sugestões
e atividades de meus alunos
do Programa Brasil Alfabetizado
através da SEEDUC/RJ

(meus pequenos da Creche Municipal,
não se sintam desprezados).

O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.