Minha lista de blogs

sábado, 27 de março de 2010

Albuns:


Da  direita para a esquerda, Aparecida, Rosângela, Ivanete, Selma, Sônia, Célia, Esmeralda. Agachada eu e Arlete
Foto tirada pelo Aluno Nilto ( nome incomum).






Olha o passarinho!!!




Pausa para o click!!!!!!





Click!!!!






Maria Domingas tão sozinha!!!!!!!!!!


Vou acrescentar mais fotos de alunos inclusive com pequenos recados escritos por eles por eles ok!









Gostou? Então divulgue!

domingo, 14 de março de 2010

ProjetoTrabalho

Turma: Alfabetização de adultos do Brasil Alfabetizado.

Objetivos:

Conhecer os tipos de trabalho e trabalhador do país, documentos oficiais do empregado.

Aprimorar os conhecimentos sobre os diferentes tipos de trabalho (autônomo,celetista, cooperativista,estatutário.

Estimular no aluno a aprender a  valorizar a a função social do trabalho, fazendo-o também valorizar sua ocupação trabalhista.

 Atividades Sugeridas:

*Pesquisas de textos de mídias.
*Construção coletiva de histórico de vida do aluno trabalhador (de um modo geral e individual).
*Dinâmicas de grupo (mímica adivinhe qual é a profissão) envolvendo tipos de trabalho e trabalhador formal e informal.
aprofundar o assunto com debates, seminários, textos coletivos e individuais e pesquisas históricas sobre as Leis trabalhistas/ CLT, direitos e deveres do trabalhador e empregador.
*Conhecer cursos direcionados ao aprimoramento profissional (Sistema S Senai, Sesc etc).

*Construir jornal informativo com material pesquisado pelos alfabetizandos.

*Cartaz coletivo com recorte e colagem, assunto: tipos de trabalho ,(cooperativa, celetista, estatutário, autônomo).

*Pesquisa sobre a geração de renda na cidade do samba  do Rio de Janeiro (durante o período de carnaval sete mil costureiras foram contratadas segundo pesquisa feita pela aluna no jornal , fora outros trabalhadores pelo período de seis meses).

*Interpretação de mídia sobre o assunto acima.

*Preencher fichas e currículos, podendo ser enriquecida com preenchimento via internet levar a turma para uma lan house.

*Trabalhar a matemática do cotidiano, salário mínimo, descontos em folha, décimo terceiro salário, FGTS etc.

  Músicas sugeridas no encontro de educação continuado da SEEDUC/RJ que podem ser utilizados nas aulas como reflexão para iniciar as aulas focando trabalho e geração de renda

Cada Irmão : Osvaldo Montenegro.
Casa : Cidade Negra.
Miséria:: Titãs.
Problema Social: Neguinho da Beija Flor.
Utópia: Zé Vicente.
Nova Idéia: Chimarrusts.
Meninos do Brasil: Gonzaquinha.
Somos quem Podemos: Engenheiros do Havaí.
Metal Contra as Nuvens: Légião Urbana.



 Eu em sala com as alunas Arlete,  Esmeralda, e Sônia (foto tirada pela aluna Nair).




Olha a fotografa Nair junto com  a aluna Selma.




No sentido horário Nair eu (Hebe) e Selma.




Carta da aluna Arlete para o presidente Lula. escrita na integra respeitando a escrita da aluna.

"Rio, 09/01/10
.
Caro presidente, venho atraves desta pedir ao senhor uma casa.
A razão de fazer este pedido é porque eu e meus familiares morarmos de aluguel, e não temos condições d e comprar uma casa própria pois no momento nos encontramos desempregados, como não temos renda ate o aluguel esta atrasado.
o fato das maiorias das casas próprias serem de no minimo 20, mil R$ de falta ainda  mas para que pessoas que ganham um salario minimo as compre pro isso"



   














Gostou? Então divulgue!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Trabalho de Identidade


Pedir que o aluno escreva seus dados


 

Bonecos de recorte escrever o nome de familiares.







Sua imagem explorando a escrita.







Escrita e matemática do cotidiano.


 
Gostou? Então divulgue!

Projeto Identidade Alfabetização de Adultos

Título da Atividade:
Identidade

Objetivo:

Resgate da identidade sócio cultural do alfabetizando adulto, valorizar sua
origem:

Descrição das Atividades/ tempo de oito semanas:

 
Numa folha de papel pardo ou 40 quilos desenho de um mapa do Brasil pode servir de base para recorte  e colagem de aspectos e características regionais como; árvores , indígenas, rios  região norte do sul colagens de revistas ou jornais de festas características, dos vinhedos, gados, churrascos roupas, diferenças de povos entre os extremos do país etc, continue com outras regiões explorando a regionalidade do alfabetizando.
     Continue com abordagens características de raça, credo culinária explorando os auto retratos, crachás, pesquisa genealógica (muitos alunos sequer sabem o nome dos avós, confundem cidade com estado) construções coletivas de textos, interpretações de diferentes mídias. Qual é a noticia mais importante do jornal da tv? Falava sobre o seu estado de origem? Tinha algum político ou artista com o seu sobrenome? Etc...
Estimular a interpretação de registros oficiais ( documentos sua importância, como e porque tirar), preencher fichas cadastrais, currículos conhecer as novas tecnologias
   Como utilizar seus benefícios, como saber usar o terminal para tirar seu pagamento.
    No decorrer do projeto eu procurei utilizar muitas músicas para   iniciar  as aulas como; Asa Branca e Lamento de Sertanejo"Luiz Gonzaga", Maria Maria "Milton Nascimento"  Orgulho da Favela e Rap do Silva "Funk Brasil"  Balança Brasil "Copacabana Beat" Aquarela de Ari  Barroso e outras  com enfoque nos aspectos históricos  e de vida do aluno do EJA. Através do próprio relato do aluno percebemos que a culpa da sua situação de analfabetismo tem como motivo seu histórico social "tive que trabalhar" "Lá na roça não tinha escola" "Eu tenho a cabeça dura". deste modo podemos trabalhar para que o aluno entenda que a culpa do seu analfabetismo não é sua , mas sim do seu histórico de vida que muitas vezes se confunde com a história do Brasil.
    Tendo como respaldo as teorias de Paulo Freire podemos dizer que o atraso do país as mazelas não são somente culpa dos excluídos do processo de escolarização.

Contexto da Interdisciplinariedade:

Pluralidade cultural (cultura, crença, regionalidade...) arte, geografia, matemática (localização, distância), português com leitura interpretação e escrita inicial.

Material :

Cds, músicas, revistas, mídias, papeis, xerox de documentos, textos informativos, folhas individuais, recursos físicos  humanos  e do ambiente.

Avaliação:

Que ao final do bimestre do programa de alfabetização  o aluno conheça e valorize sua origem, imagem seu histórico de vida. Conheça seus registros oficiais, escreva seu nome  de seus familiares e colegas, seu endereço...
Um aumento de sua autonomia no agir, pensar ou seja um considerável aumento de sua auto estima e inserção social de modo participativo.





Escrita do alfabetizando:
Esta sombra do mapa pode ser feita no coletivo, com várias colagens

Gostou? Então divulgue!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Gostou? Então divulgue!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Teste cogntivo de matemática entrada do alfabetizando:

Segue abaixo a sugestão de teste de avaliação inicial do alfabetizando, de acordo com a sugestão da SEE/RJ. No meu caso sou alfabetizadora da Regional Metro IV.


Clique imagem para ampliar:



 

 


 


 


 


 


 


 


 



 

 


 


Gostou? Então divulgue!

Teste cognitivo de matemática de entrada do alfabetizando


Gostou? Então divulgue!

Apresentando o Blog.

Este blog se destina a troca de
experiências de alfabetização de jovens
e adultos.

Alguns relatos sugestões
e atividades de meus alunos
do Programa Brasil Alfabetizado
através da SEEDUC/RJ

(meus pequenos da Creche Municipal,
não se sintam desprezados).

O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.