Minha lista de blogs

sábado, 27 de março de 2010

Albuns:


Da  direita para a esquerda, Aparecida, Rosângela, Ivanete, Selma, Sônia, Célia, Esmeralda. Agachada eu e Arlete
Foto tirada pelo Aluno Nilto ( nome incomum).






Olha o passarinho!!!




Pausa para o click!!!!!!





Click!!!!






Maria Domingas tão sozinha!!!!!!!!!!


Vou acrescentar mais fotos de alunos inclusive com pequenos recados escritos por eles por eles ok!









Gostou? Então divulgue!

domingo, 14 de março de 2010

ProjetoTrabalho

Turma: Alfabetização de adultos do Brasil Alfabetizado.

Objetivos:

Conhecer os tipos de trabalho e trabalhador do país, documentos oficiais do empregado.

Aprimorar os conhecimentos sobre os diferentes tipos de trabalho (autônomo,celetista, cooperativista,estatutário.

Estimular no aluno a aprender a  valorizar a a função social do trabalho, fazendo-o também valorizar sua ocupação trabalhista.

 Atividades Sugeridas:

*Pesquisas de textos de mídias.
*Construção coletiva de histórico de vida do aluno trabalhador (de um modo geral e individual).
*Dinâmicas de grupo (mímica adivinhe qual é a profissão) envolvendo tipos de trabalho e trabalhador formal e informal.
aprofundar o assunto com debates, seminários, textos coletivos e individuais e pesquisas históricas sobre as Leis trabalhistas/ CLT, direitos e deveres do trabalhador e empregador.
*Conhecer cursos direcionados ao aprimoramento profissional (Sistema S Senai, Sesc etc).

*Construir jornal informativo com material pesquisado pelos alfabetizandos.

*Cartaz coletivo com recorte e colagem, assunto: tipos de trabalho ,(cooperativa, celetista, estatutário, autônomo).

*Pesquisa sobre a geração de renda na cidade do samba  do Rio de Janeiro (durante o período de carnaval sete mil costureiras foram contratadas segundo pesquisa feita pela aluna no jornal , fora outros trabalhadores pelo período de seis meses).

*Interpretação de mídia sobre o assunto acima.

*Preencher fichas e currículos, podendo ser enriquecida com preenchimento via internet levar a turma para uma lan house.

*Trabalhar a matemática do cotidiano, salário mínimo, descontos em folha, décimo terceiro salário, FGTS etc.

  Músicas sugeridas no encontro de educação continuado da SEEDUC/RJ que podem ser utilizados nas aulas como reflexão para iniciar as aulas focando trabalho e geração de renda

Cada Irmão : Osvaldo Montenegro.
Casa : Cidade Negra.
Miséria:: Titãs.
Problema Social: Neguinho da Beija Flor.
Utópia: Zé Vicente.
Nova Idéia: Chimarrusts.
Meninos do Brasil: Gonzaquinha.
Somos quem Podemos: Engenheiros do Havaí.
Metal Contra as Nuvens: Légião Urbana.



 Eu em sala com as alunas Arlete,  Esmeralda, e Sônia (foto tirada pela aluna Nair).




Olha a fotografa Nair junto com  a aluna Selma.




No sentido horário Nair eu (Hebe) e Selma.




Carta da aluna Arlete para o presidente Lula. escrita na integra respeitando a escrita da aluna.

"Rio, 09/01/10
.
Caro presidente, venho atraves desta pedir ao senhor uma casa.
A razão de fazer este pedido é porque eu e meus familiares morarmos de aluguel, e não temos condições d e comprar uma casa própria pois no momento nos encontramos desempregados, como não temos renda ate o aluguel esta atrasado.
o fato das maiorias das casas próprias serem de no minimo 20, mil R$ de falta ainda  mas para que pessoas que ganham um salario minimo as compre pro isso"



   














Gostou? Então divulgue!

Apresentando o Blog.

Este blog se destina a troca de
experiências de alfabetização de jovens
e adultos.

Alguns relatos sugestões
e atividades de meus alunos
do Programa Brasil Alfabetizado
através da SEEDUC/RJ

(meus pequenos da Creche Municipal,
não se sintam desprezados).

O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.