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quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Trabalho de Identidade


Pedir que o aluno escreva seus dados


 

Bonecos de recorte escrever o nome de familiares.







Sua imagem explorando a escrita.







Escrita e matemática do cotidiano.


 
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Projeto Identidade Alfabetização de Adultos

Título da Atividade:
Identidade

Objetivo:

Resgate da identidade sócio cultural do alfabetizando adulto, valorizar sua
origem:

Descrição das Atividades/ tempo de oito semanas:

 
Numa folha de papel pardo ou 40 quilos desenho de um mapa do Brasil pode servir de base para recorte  e colagem de aspectos e características regionais como; árvores , indígenas, rios  região norte do sul colagens de revistas ou jornais de festas características, dos vinhedos, gados, churrascos roupas, diferenças de povos entre os extremos do país etc, continue com outras regiões explorando a regionalidade do alfabetizando.
     Continue com abordagens características de raça, credo culinária explorando os auto retratos, crachás, pesquisa genealógica (muitos alunos sequer sabem o nome dos avós, confundem cidade com estado) construções coletivas de textos, interpretações de diferentes mídias. Qual é a noticia mais importante do jornal da tv? Falava sobre o seu estado de origem? Tinha algum político ou artista com o seu sobrenome? Etc...
Estimular a interpretação de registros oficiais ( documentos sua importância, como e porque tirar), preencher fichas cadastrais, currículos conhecer as novas tecnologias
   Como utilizar seus benefícios, como saber usar o terminal para tirar seu pagamento.
    No decorrer do projeto eu procurei utilizar muitas músicas para   iniciar  as aulas como; Asa Branca e Lamento de Sertanejo"Luiz Gonzaga", Maria Maria "Milton Nascimento"  Orgulho da Favela e Rap do Silva "Funk Brasil"  Balança Brasil "Copacabana Beat" Aquarela de Ari  Barroso e outras  com enfoque nos aspectos históricos  e de vida do aluno do EJA. Através do próprio relato do aluno percebemos que a culpa da sua situação de analfabetismo tem como motivo seu histórico social "tive que trabalhar" "Lá na roça não tinha escola" "Eu tenho a cabeça dura". deste modo podemos trabalhar para que o aluno entenda que a culpa do seu analfabetismo não é sua , mas sim do seu histórico de vida que muitas vezes se confunde com a história do Brasil.
    Tendo como respaldo as teorias de Paulo Freire podemos dizer que o atraso do país as mazelas não são somente culpa dos excluídos do processo de escolarização.

Contexto da Interdisciplinariedade:

Pluralidade cultural (cultura, crença, regionalidade...) arte, geografia, matemática (localização, distância), português com leitura interpretação e escrita inicial.

Material :

Cds, músicas, revistas, mídias, papeis, xerox de documentos, textos informativos, folhas individuais, recursos físicos  humanos  e do ambiente.

Avaliação:

Que ao final do bimestre do programa de alfabetização  o aluno conheça e valorize sua origem, imagem seu histórico de vida. Conheça seus registros oficiais, escreva seu nome  de seus familiares e colegas, seu endereço...
Um aumento de sua autonomia no agir, pensar ou seja um considerável aumento de sua auto estima e inserção social de modo participativo.





Escrita do alfabetizando:
Esta sombra do mapa pode ser feita no coletivo, com várias colagens

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terça-feira, 26 de janeiro de 2010

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sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Teste cogntivo de matemática entrada do alfabetizando:

Segue abaixo a sugestão de teste de avaliação inicial do alfabetizando, de acordo com a sugestão da SEE/RJ. No meu caso sou alfabetizadora da Regional Metro IV.


Clique imagem para ampliar:



 

 


 


 


 


 


 


 


 



 

 


 


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Teste cognitivo de matemática de entrada do alfabetizando


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sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

.Algumas sugestões de atividades de alfabetização de alunos adultos.

 

Trabalhos com auto retrato.
Eu sou assim...









 
Continuação
Título do trabalho:
Eu pensei que não soubesse desenhar mas...
E, esta obra de arte sou eu






Depois que todos os alunos fizerem o seu auto retrato, pode ser construído um texto coletivo a partir da observação do retrato do colega.






Visualização do nome de todos os colegas.

 


Valorização da fala do aluno sobre seu retrato(registrando a fala para retirada de conteúdos.


 


O sorriso da aluna que achava "não sei desenhar nada"



 


Parceria e ajuda dos colegas nas atividades.
Evitar que o aluno fique somente sentado, sem interação com o outro.





Fase inicial da alfabetização , pode ser construído jornais, com assuntos dos cadernos ( ex esporte, política, caderno de tv, economia e esporte), sendo feitos com recorte e colagem de figuras e textos de mídias com intenção de incentivar a leitura e escrita do aluno adulto.
 
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quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Clique na imagem para ampliar.


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Breve Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil


 
    No início da década de noventa com a posse do presidente Lula foi lançado o Programa Brasil Alfabetizado.
Atualmente o programa encontra-se na sexta étapa priorizando a parceria junto as secretarias de Estado ou Munícipios para implementação da  alfabetização.
  Logo no início o programa era implementado basicamente por ONGS, fato que levou ao descontrole dos recursos aplicados, inclusive acontecendo vários escandalos e desvios de recursos, com ongs foragidas (no caso da Alfalit Brasil não prestou conta de cerca de seis milhões de reais, o proprio SESI e Alfabetização Solidária que teve suas contas sob auditoria)
 Depois de muitos percalços, temos vistos um aumento do nível da qualidade da alfabetização e  do jovem e adulto inscrito no programa de alfabetização do governo. 

Fonte: Secretaria de Educação do RJ 
A Secretaria de Educação está em ritmo acelerado para as atividades deste ano do Programa Brasil Alfabetizado. Na última terça-feira (25/8), implementadores, coordenadores de turmas e representantes de escolas-pólo se reuniram para traçar as diretrizes da próxima etapa, que vai de 5 de outubro a 09 de julho de 2010.

- Visamos elaborar ações e estratégias para execução dessa fase, que busca atender a 50 mil jovens e adultos dos 92 municípios fluminenses, através do trabalho de 2.500 alfabetizadores – informou o gestor da Secretaria de Educação, Luciano de Sant`Anna dos Santos.

O Brasil Alfabetizado foi criado em 2003 pelo Ministério da Educação, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional. O objetivo principal é contribuir para universalizar a alfabetização, de brasileiros com faixa etária a partir de 15 anos, e resgatar a cidadania e a inclusão social dos alfabetizados, incentivando a continuidade dos estudos e a geração de emprego e renda.

No Rio de Janeiro, o programa é gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação, que forma turmas não só em comunidades carentes e de difícil acesso, como também em aldeias indígenas, quilombolas, colônias de pescadores, lavradores e instituições prisionais. A duração de cada etapa é de oito meses, com carga semanal de 10 horas.

Durante o encontro, cada participante recebeu um manual operacional do programa, com diretrizes sobre financiamento, aplicação de recursos, prestação de contas, avaliação dos resultados, entre outras.

O implementador Sebastião Cardoso Fonseca e a gerente de ensino, Maria das Graças Padilha Junqueira, da Coordenadoria Regional Noroeste Fluminense III, saíram de Miracema para receber as orientações.

- No ano passado, formamos cerca de 1.500 alunos em 150 turmas. A tendência agora é ampliar o atendimento na região, que também abrange Itaocara, Aperibé e Pádua – disse Sebastião.

Em Duque de Caxias, a implementadora Sílvia Regina Bastos Souza conta que o rendimento e a participação das turmas vêm aumentando. Em 2008, os estudantes passaram a receber livros para complementar os estudos.

- Os alunos gostam do programa e são gratos por essa oportunidade. Até mesmo a auto-estima melhora, quando eles passam a juntar as letras e ver o mundo de outra forma.

 
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sábado, 9 de janeiro de 2010

Alfabetização de Jovens e Adultos:


O analfabetismo em nosso país durante muito tempo foi considerado a causa do não desenvolvimento. Na verdade ele é decorrente do processo de exclusão, da pobreza, da estrutura social não igualit´ria existente no Brasil:


O Analfabeto:


Conceito difícil de definir pois muitas pessoas enquadradas como tal possuem algum tipo de conhecimento da leitura e escrita. O analfabetismo pode ser definido como três níveis:




• Puros ou absolutos,(conhecem pouco ou nada do código escrito).


• Analfabetos por desuso,(quem estudou pouco ou quase nada, mas que poer não praticarem esqueceram, a maioria de meus alunos se encontram neste nível, neste caso incluem também os especiais que aprendem ora esquecem devido as limitações).


• Analfabetos Funcionais, são aqueles que possuem habilidades em leitura e escrita porém insuficiente para inserção social neste mundo letrado e exigente, este termo tem sido muito explorado ultimamente para definir os alunos oriundos da educação pública do país, no Rio de Janeiro foi constatado um índice alto de crianças analfabetas funcionais.


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quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

 
Alguns alunos meus da turma do Brasil Alfabetizado. nesta 6° étapa do programa  de alfabetização de Jovens e Adultos através da SEE/rj estamos trabalhando com quatro eixos alfabetizadores. Sendo Identidade o primeiro, com alguns trabalhos envolvendo, reconhecer os números de sua vida(Certidões,Identidades, data de nascimento, idade de filhos n° de parentes ) intrepretação dos números de suas vida onde e quando nasceu, sua origem, distância geográfica seu histórico de vida.
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Alfabetização se inicia a partir da leitura e releitura do mundo a sua volta.Foto abaixo (UERJ2009)traz um texto construído através da oralidade da Criança de Educação Infantil.

 
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domingo, 3 de janeiro de 2010

Visão De Paulo Freire para alfabetização de adultos.


Alfabetizar para além das cartilhas é alfabetizar para o mundo.

 O renomado educador brasileiro Paulo Reglus Neves Freire  jamais concordou com práticas educacionais que transmitissem aos sujeitos um saber já construído. Ele acreditava que o ato de educar deve contemplar o pensar e o concluir, contrapondo a simples  reprodução de  idéias impostas - alfabetização deveria ser sinônimo de  reflexão, argumentação, criticidade e  politilização.
Se em práticas educacionais envolvendo alfabetização em níveis de escolaridades "adequados", metodologias tradicionais de ensino não despertam interesse do educando, no EJA estas ações são um convite a evasão escolar.
Ao pensar em alfabetização de adultos, Freire considerou a ausência de sentido presente nas lições das cartilhas, com frases desvinculadas da realidade do alfabetizando  - que após trabalhar o dia todo, sentava em uma cadeira, preocupado com o gás, a água, a energia elétrica, o alimento e o salário do mês - e ouvia frases como  "O boi baba e bebe" ou "Vovô viu a uva".  Em que frases como estas contribuiriam para seu cotidiano? Aprender a ler e escrever para quê?
Uma mudança seria eminentemente necessária.
As atividades apresentadas a eles também eram desmotivantes ao processo, pois traziam suas respostas prontas, sem a necessidade de uma reflexão sobre o assunto. Apesar de que não havia o que um adulto,  trabalhador, assalariado pudesse  analisar em frases  - desprovidas de informação - como as acima citadas. Então, realmente as práticas envolvendo a alfabetização de adultos estavam desvinculadas da realidade de seus educando.
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sábado, 2 de janeiro de 2010






No meio de umas pesquisas, encontrei um site muito interessante que foca bem o lado da Alfabetização. Indo direto ao que interessa, são uns jogos bem educativos, que estimula a criança na aprendizagem. Não é nenhum bicho de sete cabeças. É simples, rápido e fácil. Ah, e bem útil.



Clique aqui:  Jogos de Alfabetização.



Esses jogos são encontrados no site do Dr Kaos que é um famoso cientista que nasceu no século passado e ficou conhecido por ter feito pesquisas que revolucionaram a área das ciências.

Hum, não bateu curiosidade ? Entre no site além dos jogos educativos você pode conhecer o Dr Kaos.




Fonte: atualizem.net
Fonte: Dr Kaos
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Alfabetização


A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

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Apresentando o Blog.

Este blog se destina a troca de
experiências de alfabetização de jovens
e adultos.

Alguns relatos sugestões
e atividades de meus alunos
do Programa Brasil Alfabetizado
através da SEEDUC/RJ

(meus pequenos da Creche Municipal,
não se sintam desprezados).

O trabalho com os extremos da educação
(fase inicial EI e EJA) é realmente muito significante.